Japão

O Japão, um lugar onde tradições antigas se fundem com a vida moderna como se fosse a coisa mais natural do mundo

Cultura tradicional

Superficialmente, o Japão parece extremamente moderno, mas viajar por ele oferece inúmeras oportunidades de se conectar com a cultura tradicional do país. Passe a noite em um ryokan (pousada tradicional japonesa), dormindo em futons e tapetes de tatame e percorrendo corredores de madeira bem gastos até a casa de banho (ou dê um passo adiante e durma em uma velha casa de fazenda). Medite com os monges ou aprenda a misturar o matcha amargo (chá verde em pó) até formar uma espuma. Do esplendor de uma dança de gueixa de Kyoto à beleza despojada de um jardim de pedras Zen, o Japão tem o poder de encantar até o viajante mais cansado.

Comida

Onde quer que você esteja no Japão, ao que parece, você nunca está longe de ser uma excelente refeição. Os restaurantes geralmente se especializam em apenas um prato - talvez tendo passado gerações aperfeiçoando-o - e prestam muita atenção a cada etapa, desde a obtenção dos ingredientes locais mais frescos até a montagem do prato de maneira atraente. E como você descobrirá rapidamente, a culinária japonesa tem grandes variações regionais. Os fartos hotpots das montanhas são, por exemplo, dramaticamente diferentes do delicado sushi pelo qual a costa é famosa. Também é intensamente sazonal, o que significa que você pode visitá-la em uma época diferente do ano e experimentar sabores totalmente novos.

Ao ar livre

O Japão é um arquipélago longo e delgado, altamente vulcânico. É mais de dois terços das montanhas, com fontes termais borbulhantes a cada esquina. Nos meses mais quentes, há excelentes caminhadas, por bosques de cedros e campos de flores silvestres, até picos elevados e santuários antigos (este último fundado por ascetas errantes). No inverno, tudo isso é coberto de neve e o esqui é de primeira classe. (E se você nunca combinou caminhadas ou esqui com imersão em onsen, você não sabe o que está perdendo.) Enquanto isso, no sul, há praias tropicais para tomar sol, fazer mergulho com snorkel e mergulho.

Facilidade de viajar

O Japão é incrivelmente fácil de se locomover: você pode fazer uma viagem inteira usando apenas seu transporte público imaculado e eficiente. A rede shinkansen (trem-bala) agora vai da ponta sul de Kyūshū (a mais meridional das principais ilhas do Japão) até Hokkaidō (seu extremo norte), e passes ferroviários com preços razoáveis ​​a tornam acessível. As grandes cidades têm redes de metrô sinalizadas em inglês e, atualmente, vemos e ouvimos mais inglês por toda parte. Mas se sair da trilha batida e fora de sua zona de conforto é o que você procura, você também pode ter essa experiência.

"O melhor de viajar não é ganhar, é perder. E o que de melhor se perde, em viagens, é o eu."

Fernando Pessoa